Historial
O Rancho Folclórico Podas e Vindimas de Arruda dos Vinhos, foi fundado a 29 de Junho de 1980, com o propósito de dar aos jovens uma outra forma de desenvolvimento fisíco e mental, como também preservar uma das culturas mais ricas e antigas do nosso povo.
Trajado etnograficamente, este grupo pretende representar o início do séc.:XX desde os anos 1900 a 1930. Apresenta principalmente trajes de trabalho, entre os quais se podem destacar a mondadeira, a ceifeira, o cavador e o podador de uva. Para além com igual destaque, os trajes domingueiros, religiosos e de romaria.
O seu nome “Podas e Vindimas”, deriva da zona onde estamos inseridos, ou seja, na região oeste saloia, onde predominava essencialmente nas grandes quintas da região a vitivinicultura.
“Podas” simboliza a arte e o saber de podar a cepa, e “vindimas” é o colorido e a alegria de colher as uvas, sendo o culminar de um duro ano de trabalho nas vinhas.
O nosso grupo tem no seu activo, cerca de 80 elementos, distribuídos pelo agrupamento adulto e infantil, tocata, figurantes e dirigentes.
O reportório do rancho baseia-se em viras, carreirinhas, bailaricos e valsas, entre outros.
Com três décadas de existência, o Rancho Folclórico Podas e Vindimas, já percorreu inúmeras actuações não só em Portugal Continental, mas também nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. Inclusive várias deslocações a Espanha, Andorra, duas a Alemanha e Holanda.
Arruda dos Vinhos é uma povoação sede de concelho com cerca de 15.000 habitantes, distribuído por 4 freguesias, situada na província da Estremadura, a cerca de 30km de Lisboa. Geográficamente, Arruda dos Vinhos, fica situada numa bacia, rodeada de várias colinas. O seu solo, muito fértil produz uma variedade de diversas culturas, mas no entanto são os extensos vinhedos que produzem um dos melhores vinhos de Portugal.